Receba a newsletter do Pinhal Maior
Saiba de todos os eventos e novidades sobre o Pinhal Maior no seu email.
Território de intervenção:
Snow
818946 visitantes

Noticias

23 SETEMBRO | DIA BIOLÓGICO DA UE | BIOBERÇO DA LUSITÂNIA ® | PINHAL MAIOR

Escrito por Pinhal Maior em 2021-09-24 05:22:09 23 SETEMBRO | DIA BIOLÓGICO DA UE | BIOBERÇO DA LUSITÂNIA ® | PINHAL MAIOR

23 SETEMBRO | DIA BIOLÓGICO DA UE | BIOBERÇO DA LUSITÂNIA | PINHAL MAIOR

 

O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão celebram hoje o lançamento de um “Dia Biológico da UE” anual. As três instituições assinaram uma declaração conjunta que estabelece 23 de Setembro como o “Dia Biológico da UE”.
Esta iniciativa inscreve-se no Plano de Acção para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica adoptado pela Comissão em 25 de Março de 2021, o qual anunciava a criação deste dia para sensibilizar a opinião pública para a produção biológica.

 

A PINHAL MAIOR – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, muito se orgulha de ver em crescimento o seu projecto BIOBERÇO DA LUSITÂNIA®, que impulsionou no seu território com vista à recolha, transformação e comercialização de produtos biológicos.

 

Numa primeira abordagem temática na dinamização do escoamento das produções dos nossos agricultores, nasceu em 2010 o projecto “Os Quintais nas Praças do Pinhal” que serviu em muito de alavanca para o processo, logística e implementação do BIOBERÇO DA LUSITÂNIA®. Aqui houve a preocupação em dar aproveitamento ao que de melhor se produzia e produz nos nossos quintais, hortas e pomares do Pinhal Interior Sul. Não poderia haver melhor adaptação e aperfeiçoamento do que direccionar esse impulso para Modo em Produção Biológico

 

A Agricultura, em Modo Produção Biológico, acresce um maior potencial de desenvolvimento dos municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, que compõem este território.
Esta iniciativa da Pinhal Maior, que teve o seu início no ano de 2016, além de recolher e comercializar a produção hortofrutícola desta região, com o aproveitamento e rentabilização que os nosso “quintais” produzem, visa promover turisticamente este território através da Agricultura Biológica.

 

A agricultura tem um papel essencial na vida das populações, na prevenção a incêndios (calamidade tão eminente na nossa região), como a faixa de contenção e de protecção das aldeias/populações.

 

Toda a dinâmica do BIOBERÇO DA LUSITÂNIA® assenta no suporte e apoio aos agricultores, promovendo hábitos de um estilo de vida mais saudáveis, contribuindo também para o seu rendimento extra. Por forma a assegurar o acompanhamento de toda a dinâmica e processo que a Agricultura Biológica exige, e nos presenteia com a oferta de produtos de qualidade superior, a Pinhal Maior apoia na certificação dos terrenos, ajudando na selecção do que produzir enquanto saída para o escoamento dos produtos, recolha, acondicionamento e a sua respectiva venda e comercialização, podendo assim contribuir para um rendimento extra aos agricultores que fazem parte deste projecto. 

 

Muitos são os impulsos que nos movem para fazer crescer e solidificar este projecto, havendo o esforço de todos os intervenientes para assegurar o compromisso que o BIOBERÇO DA LUSITÂNIA® abraça para o território da Pinhal Maior, dinamizando e promovendo o Desenvolvimento Local e Rural.

PUBLICAÇÃO (.PDF)

Voltar para a pàgina de notícias

Desenvolvido por Albinet