ESTAÇÃO NÁUTICA DE CASTELO DO BODE - Pinhal Maior
Receba a newsletter do Pinhal Maior
Saiba de todos os eventos e novidades sobre o Pinhal Maior no seu email.
Território de intervenção:
Snow
987522 visitantes

Noticias

ESTA??O NÁUTICA DE CASTELO DO BODE

Escrito por Pinhal Maior em 2019-09-20 04:23:53 ESTAÇÃO NÁUTICA DE CASTELO DO BODE

ESTAÇÃO NÁUTICA DE CASTELO DO BODE - A ALBUFEIRA, A PAISAGEM E A CULTURA

 

A PINHAL MAIOR integra o projeto Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB), liderado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e que reúne também a ADIRN e a TAGUS, os Municípios de Tomar, Abrantes, Sertã, Ferreira do Zêzere e Vila de Rei, a Agência Portuguesa do Ambiente, bem como os agentes associados à atividade turística, desde hóteis, restaurantes, agentes de viagens, empresas e associações de dinamização turística, comércio de produtos locais, associações empresariais e até entidades ligadas ao ensino. Somando já mais de 70 parceiros e com pretensões de juntar todos os players do setor para estruturar uma oferta concertada, fazendo pacotes turísticos.

 

A ENCB é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo de Bode para o desenvolvimento de toda uma rede de atividades que integram os três elementos base da região: a Albufeira, a Paisagem e a Cultura.O que se traduz numa oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

 

 

Este projeto assume-se, também, como um fórum de debate, onde todos podem partilhar experiências, problemas ou potencialidades comuns, para que haja um cruzamento de ideias que sejam inovadoras na dinamização da Albufeira de Castelo do Bode.

 

O projeto iniciou no âmbito de um processo a nível nacional, que visava o desenvolvimento, promoção e certificação de Estações Náuticas em Portugal, que foi implementado pela Fórum Oceano, membro e representante de Portugal, junto da FEDETON (entidade gestora da rede internacional das estações náuticas). Neste sentido, a CIMT apresentou, em junho de 2018, uma candidatura com vista à criação e certificação da Estação Náutica de Castelo do Bode.

 

Entre as várias infraestruturas e equipamentos que integram a oferta de produtos e serviços da ENCB destaque para os Centros Náuticos de: Bairros (Abrantes); Dornes e Lago Azul (Ferreira do Zêzere); Trízio (Sertã); Alverangel, área turística da Serra e Barreiras (Tomar); área turística da Arrancoeira e Fernandaires (Vila de Rei); Destaque, ainda, para os pontões e embarcadouros de: Aldeia do Mato (Abrantes), área turística de Vale Manso (Abrantes); Castanheira e Dornes (Ferreira do Zêzere); Ilha do Lombo e Outeiro do Forno (Tomar), e as zonas utilizadas para as praias fluviais e junto a empreendimentos turísticos. Por último, realçar os cable parks (um em cada concelho): Aldeia do Mato (Abrantes); Lago Azul (Ferreira do Zêzere); Trízio (Sertã); Montes (Tomar) e Fernandaires (Vila de Rei).

 

No âmbito da valorização turística da Albufeira de Castelo do Bode, existem já alguns eventos destinados a captar o interesse das populações locais, merecendo principal destaque os "Open Days", que, na época balnear, disponibilizam aos participantes experiências gratuitas de canoagem, stand-up-paddle, passeios de barco e jangada, ski náutico, wakeboard ao longo da Albufeira.

Estão, também, previstos descontos e mesmo ações gratuitas para a comunidade local na experimentação de atividades náuticas.

 

Ao longo dos anos, a Albufeira de Castelo do Bode tem vindo a ganhar novas dinãmicas e atividades, mais sustentáveis, sendo procurada cada vez mais pelos entusiastas dos desportos náuticos, como windsurf, remo, wakeboard, stand up paddle, pesca, mergulho, e outras que se realizam em terra, na proximidade com o plano de água, como é o caso do pedestrianismo e do BTT. Com a criação da  ENCB, a rede de parceiros pretende intensificar estas novas dinâmicas.

 

 

Mais informações em: http://mediotejo.pt/ 

Voltar para a pàgina de notícias



Desenvolvido por Albinet